Seda em Casa

Produtos sustentáveis para o marketing canábico🔥

Efeitos do uso de Canabis não tem relação com redução do Q.I., confirma um novo estudo com irmãos gêmeos.

Efeitos do uso de Canabis não tem relação com redução do Q.I., confirma um novo estudo com irmãos gêmeos.

Fumar maconha deixa você mais burro?

A ideia de que usar canabis prejudica a inteligência é comum e pode ser usada para dar suporte a alguns estudos científicos. Mas um novo estudo surge em defesa do uso da Canabis, desbancando essa ideia velha, com fortes evidências.

Estudos antigos apontam para redução do Q.I. pelo uso de canabis

Essa ideia de que usar maconha causa redução cognitiva não é completamente e surgiu com a campanha anti-maconha por décadas. Estudos do ano 2012 descobriu que o uso de maconha na adolescência está ligado com a queda do Q.I. e funções cognitivas nos primeiros anos da idade adulta.  Participaram deste estudo pessoas com idades entre 13 e 38 anos, realizando testes de Q.I., funções cognitivas e padrões de uso da maconha. Aqueles que começaram a usar maconha durante a adolescência tiveram queda nas pontuações cognitivas depois de um tempo. Entre esses adolescentes, os que usaram uma quantidade maior de maconha viram quedas piores no Q.I.

Sem surpresa, os pesquisadores concluíram que a canabis tem efeitos neurotóxicos quando usada na adolescência. Outros estudos começaram a replicar esse resultado e a comunidade científica passou a repetir a história. Rapidamente criou-se a ideia padrão de que a maconha causa redução cognitiva, especialmente quando usada por jovens,  porém como podemos perceber, essa conclusão possui um engano comum: correlação Vs causalidade.

Estudo com irmãos gêmeos, realizado em 2019, desbanca o estudo de 2012.

A evidência de que o uso de maconha leva a queda cognitiva poderia ser forte, porém um estudo de 2019  questiona a metodologia  que levou aos resultados da pesquisa de 2012, sugerindo que nós estivemos presumindo erradamente sobre o uso da maconha e a queda do Q.I.

Este estudo mais recente mostra que a canabis não causa redução cognitiva. Em vez disso, os cientistas descobriram que a genética e fatores do ambiente podem levar a uma queda de Q.I. e aumentar o gosto por usar canabis. Enquanto o estudo de 2012 claramente mostra uma correlação entre o uso da Canabis na adolescência e baixo Q.I no início da idade adulta, ele não mostra, na  verdade, se a Canabis causa mudanças no Q.I. Em vez disso, estes resultados mostram a possibilidade de que algo, que não a Canabis causa a mudanças no Q.I e a probabilidade de usar canabis.

Fatores como baixo status econômico, uso de tabaco ou simplesmente sentir alguma dor são suspeitos de estar relacionados com o uso de canabis e baixa pontuação cognitiva.  Alguns pesquisadores apontaram que o uso da Canabis pode aumentar a probabilidade de um jovem se aproximar de ‘pares desviantes’ que desencorajam o trabalho acadêmico e encoraja o uso de outras substâncias. Mas existem incontáveis fatores genéticos e ambientais que podem estar confundindo os dados da pesquisa, mas o estudo de 2019 tem uma resposta melhor para este assunto. 

Um estudo de controle de gêmeos é realizado unicamente para examinar relações causais, explica a líder da pesquisa, Dra. Jessica Megan Ross, da Universidade do Colorado. “Gêmeos idênticos  compartilham 100% dos genes e fatores ambientais, por exemplo a mesma casa). Assim, uma comparação entre gêmeos idênticos nos permitiu controlar a genética e vários fatores ambientais”.

Deixar de usar maconha não protege o seu Q.I.

O estudo de gêmeos também avaliou a cognição desde a adolescência até os primeiros anos da idade adulta, mas usou 428 pares de gêmeos em vez de indivíduos.  Avaliando gêmeos que usam quantidades diferentes de maconha, a Dra. Ross e sua equipe puderam observar se o uso da maconha causa mudanças em gêmeos.

Se a maconha realmente causa efeitos neurotóxicos, como sugeriu o estudo de 2012, então gêmeos que usam maconha deveriam ter baixa pontuação em suas funções cognitivas, quando comparados com o irmão que não usa maconha. No entanto, não foi isso que o estudo indicou. Em vez disso, o estudo mostrou que nos casos onde apenas um dos gêmeos usou canabis, os dois gêmeos eram mais propensos à queda no Q.I.

“Nosso estudo refutou os resultados do estudo de 2012, que liga o uso da maconha com queda nas funções cognitivas.”, explicou a Dra. Ross. “Nosso estudo não encontrou relações significativas entre o uso de canabis e a cognição fenotipicamente. Mas, num estudo com controle de genética, compartilhamento de fatores ambientais, como viver no mesmo lugar, e uso de outras substâncias, estas associações significantes desapareceram”.

Importante, que se abster de usar maconha não protege as funções cognitivas dos gêmeos que não usam. Isso aponta para outro fator (provavelmente genético ou fatores do ambiente em que se vive) como responsável pelo uso de canabis e o declínio cognitivo, desbancando a ideia de que  o uso da maconha te deixa com baixo Q.I. O que é mais certo é que alguns fatores ambientais, que negativamente afeta a cognição também pode aumentar a probabilidade de usar canabis.

Ainda existe muito o que aprendermos sobre a Canabis e como ela nos afeta em um período longo, mas a velha ideia de que usar maconha deixa você burro não tem mais apoio em estudos científicos. As melhores pesquisas sugerem que usar maconha não agride sua inteligência. Então, da próxima vez que alguém vier com esse papo, de que maconha corrói o cérebro, manda ele estudar.

5 comentários sobre “Efeitos do uso de Canabis não tem relação com redução do Q.I., confirma um novo estudo com irmãos gêmeos.

  1. Gülünç maceraları ve akıl almaz düşünceleriyle izlediğimiz Lloyd Christmas ve Harry Dune yeni bir serüvenle karşımızda. İkili bu kez bir çocuğu aramaktadır. Aradıkları çocuk aslında ikisinden birinin çocuğudur ancak babasının hangisi olduğunu kesin olarak bilmemektedirler. Kahramanlarımızdan birisinin yaşadığı sağlık problemi çocuğu bulmak için yola koyulmalarına neden olur. Konulan böbrek hastalığı teşhisi nedeniyle çocuğu bulmaları gerekir. Çünkü böbreğini bağışlamasını isteyebilecekleri, doku uyumu olan tek kişi odur. Wesley Lunghofer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contrate o Wordstock

× Chama