Tem Açúcar na Cannabis?
Alguns pesquisadores acreditam que as folhas da planta cannabis contêm pequenas quantidades de carboidratos simples, como glicose e frutose. Além disso, os tricomas da planta podem conter minerais e ácidos orgânicos que são metabolizados pelo corpo humano como se fossem açúcares simples. Dessa forma, é possível que o uso crônico da cannabis possa afetar os níveis de açúcar no sangue.
O Uso Excessivo de Cannabis tem Relação com o Desenvolvimento de Pré-Diabetes?
Um estudo publicado em 2018 descobriu que o uso excessivo de cannabis pode estar associado ao desenvolvimento da pré-diabetes. Nessa condição, os níveis de glicose no sangue são elevados e podem levar a diabetes tipo 2 se não forem tratados adequadamente. Além disso, outros trabalhos relataram resultados semelhantes, concluindo que o uso crônico de cannabis pode contribuir para os problemas metabólicos e pré-diabéticos em algumas pessoas.
Mais pesquisas precisam ser feitas para determinar a natureza exata desta associação e é sempre necessário ser honesto com o seu médico, para um consumo de cannabis com segurança.
Qual é a Relação entre o Uso de Cannabis e Diabetes?
Muitos estudos recentes têm sugerido que há uma relação entre o uso de cannabis e diabetes. Um estudo de 2017 mostrou que pessoas com diabetes tipo 2, que usam cannabis regularmente apresentam uma taxa reduzida de glicose no sangue, em comparação com quem não usa.
Além disso, os pesquisadores observaram aumento na resistência à insulina e outros sintomas da diabetes em pacientes tratados com cannabis medicinal. No entanto, mais pesquisas precisam ser realizadas para determinar se o uso crônico de cannabis é benéfico ou prejudicial à saúde das pessoas com diabetes, já que estudos também reportaram resultados negativos.
Veja também: Quem fuma maconha pode doar sangue?
Pode usar CBD com antidepressivos?