O Uso da Maconha e a Dependência
Atualmente, a maconha é legalizada para uso medicinal e recreativo em muitos estados nos Estados Unidos e outros países do mundo, como o Uruguai. No entanto, há uma grande preocupação com o uso frequente da cannabis, se ela pode levar ao vício.
Apesar de alguns estudos mostrarem que a dependência da maconha é possível, as pesquisas também indicam que os níveis de uso problemático são muito menores do que os encontrados com álcool e tabaco. Algumas das principais diferenças entre a nicotina (encontrada no tabaco) e os canabinoides presentes na maconha são responsáveis por essa discrepância na dependência.
Principais Diferenças Entre Canabinoides e Nicotina no Que Diz Respeito à Dependência
Existem importantes diferenças entre os canabinoides presentes na cannabis e a nicotina encontrada no tabaco. Estas diferenças afetam diretamente o nível de dependência da substância em questão.
Enquanto os canabinoides presentes na cannabis ativam os receptores CB1 localizados no sistema endocanabidiol, a nicotina atua principalmente sobre os receptores colinérgicos locais. Esta distinção química tem implicações significativas ao determinar o nível psicológico de dependência em relação às duas substâncias.
Receptores colinérgicos são responsáveis por estimular o sistema nervoso central, enquanto receptores CB1 ativam o sistema endocanabinoide, com menos impacto sobre o sistema nervoso central.
Alternativas Saudáveis ao Tabaco
O tabagismo é uma prática perigosa que pode levar a doenças graves, como câncer e infecções pulmonares. Por isso, é importante procurar alternativas saudáveis para o consumo de tabaco. Existem muitas opções seguras para aqueles que desejam reduzir ou abandonar o hábito do fumo. Alguns destes incluem:
- Vaporização: vaporizando plantas medicinais, extratos de óleos e outras misturas com habilidades terapêuticas;
- Infusão de ervas com sabor: usando plantas ricas em propriedades medicinais para preparar chás saudáveis ou bebidas com sabor;
- Respiração profunda: técnicas simples de respiração profunda podem ser utilizadas para controlar sentimentos de ansiedade e estresse;
- Yoga: praticando yoga regularmente, você pode relaxar os músculos, libertar as toxinas do corpo e alcançar um estado mental pacífico;
- Caminhadas ao ar livre: caminhadas regulares podem acalmar sua mente enquanto aprecia a natureza circundante.
Veja também: Como conseguir o canabidiol pelo SUS
O que acontece se dormir chapado?