Como, por que e quando usar o pilão.
Eu pilo, tu pilas, ela e ele pila. ‘Todos pila’
Linguistas da Universidade de Colômbia, no sul da Oxford, dizem que a palavra pilão tem origem no termo latim Pilastes, de Poncio Pilastes. 🙂 Resquícios arqueológicos da Ilha de Jamaica são o primeiro registro histórico do ato de pilar. De lá pra cá, a técnica não evoluiu muito, já que trata-se apenas de usar uma ferramenta para ‘xuxar’ o conteúdo do seu cigarro para dentro, para que ele fique mais firme e bonitão. Se você enrola o cigarro e não pila, ele vai apagar algumas vezes antes do fim.
Como a técnica de pilar não tinha muito pra onde evoluir, toda criatividade do pilador e das piladoras foi voltada para a ferramenta, o pilão. Se no dicionário a palavra pilão é definida como ‘Peça, geralmente de madeira, de extremidade rombuda ou arredondada, que serve para pilar, socar…’ na vida real pilão é qualquer coisa parecida com isso.
Ponta de cadarço, grampo de cabelo, clips, plug de tomada, plug de fone de ouvido, palito de pirulito, galho de árvore, o próprio dedo, tampinha de caneta e carga de caneta bic, clips de papel, lápis de cor, incenso, pente de cabelo, arame, dinheiro enrolado, garfo e qualquer coisa que a criatividade permitir.
Calcule quantos quilos de seda você já queimou na vida https://www.sedaemcasa.com.br/calculadora-de-consumo-de-seda/
Alguns cuidados na hora de pilar incluem não pilar muito o seu cigarro, sob pena de ter dificuldades para F1. Como o conteúdo fica muito apertado, não há espaço para o ar circular dentro do tubo e com isso, há uma dificuldade no deslocamento das partículas.
Como vemos, o ato de pilar também envolve engenharia mecânica e física.
Mas em que momento devo pilar meu cigarro?
Essa resposta parece óbvia, mas não é. Acredite.
A hora de pilar é um momento importante em todo esse ritual. Pilar é parte do ritual de enrolar o próprio cigarro. Existe uma preparação. Você pega seu kit de enrolar, puxa uma seda de papel, coloca uma música, separa o tabaco ou sua erva preferida, confere pra ver se não tá vindo ninguém. Tritura o conteúdo, joga na seda, enrola, cola e então você Pila.
Enquanto pila, você pode pensar na vida, pensar no pilão empurrando o tabaco e ele sendo espremido, lá dentro da seda…
É praticamente impossível ficar sem pilão. Existe um sábio provérbio jamaicano que diz: ‘Tudo é pilão, se não é pode virar’.
Enfim, pra acompanhar tudo isso você pode preparar um café, daquela marca Pilão.